segunda-feira, 1 de novembro de 2010

10 Passos para uma Alimentação Saudável

1. Procure fazer 3 refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar). É recomendável, além dessas refeições, fazer 2 lanches saudáveis.

2. Tente incluir cereais nas suas refeições (ex: arroz, milho e trigo, pães e massas), além de tubérculos e raízes (ex: batata e aipim). Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma natural.

3. Nas refeições diárias procure incluir pelo menos 3 porções de legumes e verduras e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4. É recomendável comer feijão com arroz todos os dias ou pelo menos 5 vezes por semana. Este prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e é bom para a saúde.

5. Tente consumir, diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e pele das aves antes da preparação, tornando este alimento mais saudável.

6. Diminua o consumo de óleos vegetais, azeite de oliva, manteiga ou margarina. O recomendável é consumir uma porção (1 colher de sopa) por dia. Fique atenta aos rótulos dos alimentos escolha aqueles com menor quantidade de gorduras trans.

7. Evite refrigerante e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, guloseimas, sobremesas doces em geral, como regra da alimentação.

8. Reduza a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio), como hambúrguer, salsicha, charque, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9. Beba pelo menos 2 litros de água por dia (6 a 8 copos). Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10. Torne sua vida mais saudável: pratique pelos menos 30 minutos de atividades físicas por dia e evite as bebidas alcoólicas e fumo. Mantenha seu peso dentro dos limites saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário