sexta-feira, 29 de outubro de 2010

29 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DA PSORÍASE


PSORÍASE

Condição inflamatória cutânea comum caracterizada por episódios freqüentes de vermelhidão, prurido e escamas grossas, secas e de cor prateada na pele.
Causas, incidência e fatores de risco:
A psoríase é muito comum, e afeta aproximadamente 3 milhões de norte-americanos (cerca de 8 em cada 10.000 pessoas). Esta condição pode aparecer de forma repentina ou gradual, e afetar pessoas de qualquer idade, embora geralmente tenha início entre os 15 e 35 anos. Ela ocorre com maior freqüência em pessoas brancas. A psoríase se caracteriza por episódios freqüentes de recorrências e remissões.
A psoríase parece ser um distúrbio hereditário, que pode estar relacionado com a resposta inflamatória ou imune. Ela pode afetar qualquer uma ou todas as partes da pele, embora sejam encontrados mais freqüentemente no tronco, cotovelos, joelhos, couro cabeludo, dobras da pele ou unhas das mãos. Normalmente, a pele leva cerca de um mês para que suas células novas se desloquem de suas camadas inferiores até a superfície. No caso da psoríase, este processo leva apenas alguns dias, resultando na formação de células cutâneas mortas e escamas grossas.
A psoríase pode ser agravada por lesão ou irritação (cortes, queimaduras, erupção cutânea, (picadas de inseto), podendo ser severa em pessoas imunodeprimidas (como, por exemplo, aquelas submetidas à quimioterapia para o tratamento de câncer ou portadores de AIDS), ou pessoas que tenham distúrbios auto-imunes (artrite reumatóide). Certas medicações, as infecções virais ou bacterianas, o consumo de álcool em excesso, a obesidade, a falta de exposição à luz solar, a exposição demasiado longa à luz solar (queimaduras solares), o estresse, a saúde deficiente em geral, o clima frio e a fricção freqüente na pele também estão associadas com o alastramento das manchas vermelhas da psoríase. A psoríase não é contagiosa.
Sintomas:
· Manchas cutâneas
· Secas e/ou vermelhas
· Normalmente cobertas de escamas prateadas
· Manchas cutâneas em relevo
· Com bordas vermelhas
· Podem rachar e ficar doloridas
· Manchas normalmente discretas e demarcadas
· Geralmente localizadas nos cotovelos, joelhos, tronco, couro cabeludo, mãos/unhas
· Lesões cutâneas, incluindo pústulas, rachaduras na pele, inflamação ou vermelhidão da pele
· Prurido
· Pequenos pontos descamativos na pele (especialmente em crianças)
Sintomas adicionais que podem estar associados a esta doença:
Anormalidades na unha
Lesões genitais (masculinas)
Ardência, coceira e secreção dos olhos
Aumento do lacrimejamento
Sinais e exames:
O diagnóstico geralmente é realizado com base no aspecto da pele.
Raspagem e cultura de manchas cutâneas para descartar outros distúrbios Podem ser necessária uma biópsia de pele, ou
Um exame de sangue para antígenos HLA pode ser positivo
Tratamento:
O tratamento se concentra no controle dos sintomas e na prevenção das infecções secundárias, variando de acordo com a extensão e gravidade do distúrbio.
Os casos graves e resistentes, ou aqueles que envolvem grandes áreas do corpo, podem requerer tratamento intensivo. As lesões de psoríase que cobrem todo, ou a maior parte do corpo, indicam sintomas de emergência que necessitam de hospitalização. O distúrbio pode provocar dores agudas. O corpo perde grandes quantidades de líquido, ficando suscetível a infecções secundárias graves que podem se tornar sistêmicas, envolvendo órgãos internos, que podem evoluir até um choque séptico e a morte. O tratamento inclui analgésico, sedação, líquidos e antibióticos intravenosos.
Os casos mais brandos normalmente são tratados em casa. As medicações tópicas incluem:
Xampus anti-caspa com receita médica ou de venda livre
Xampus ou loções que contenham alcatrão de hulha
Cortisona ou outros corticosteróides
Lubrificantes
Medicações antifúngicas
Antibióticos
Fenol
Cloreto de sódio
Outros ingredientes
Podem ser prescritas drogas imunossupressoras injetáveis ou por via oral (como corticosteróides ou metotrexato), mas apenas em casos muito graves. Além dessas, outras medicações indicadas incluem os retinóides ou a ciclosporina.
Outros tratamentos utilizados são a exposição moderada à luz solar ou a fototerapia. A pele fica sensibilizada, quer seja pela aplicação do ungüento à base de alcatrão de hulha, ou por tomar Psoralen por via oral (uma medicação que faz com que a pele se torne sensível à luz). Essa medicação é usada em conjunto com a exposição à luz ultravioleta. Devem ser evitadas queimaduras solares, que podem piorar a condição.
O paciente deve manter-se em bom estado de saúde, de forma a reduzir o risco de alastramentos, além de repouso e exercício adequados, ter uma dieta bem balanceada, e evitar o estresse. A infecção quer sejam respiratórias ou de outro tipo, devem ser tratadas prontamente.
Recomenda-se uma boa higiene da pele, com banhos diários, para prevenir infecções secundárias. Além disso, deve-se evitar esfregar a pele de forma áspera, pois isso pode irritar a pele e provocar a recorrência da doença.
Os banhos com farinha de aveia podem agir como calmante e ajudar a soltar as escamas. Podem ser usadas preparações comerciais, ou misturar uma xícara de farinha de aveia em uma banheira com água quente.
PREVENÇÃO
Marque uma consulta com seu médico se aparecerem sintomas que sugerem psoríase, ou se a doença tiver recorrência freqüente, apesar do tratamento. Além disso, entre imediatamente em contato com seu médico se aparecerem pústulas, febre, dores musculares, fadiga, ou se apresentar sintomas novos ou inexplicáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário