segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Caramujo Transmissor de Doenças

O caramujo gigante africano ou acatina é um molusco terrestre pertencente à espécie Achatina fulica nativo das regiões leste e nordeste da África. Chegou ao Brasil, em 1988, para ser comercializado e cultivado como o escargot, mas por apresentar gosto diferente e não ter tanta demanda, os produtores não os utilizaram, jogando-os fora de qualquer jeito no lixo.
Possui uma concha em forma de cone que pode ser marrom ou com faixas de colorações que variam entre o castanho até os arroxeados, podem chegar a medir 20 cm. Seu corpo é cinza escuro e na totalidade pode pesar até 500gr. Pode transmitir dois tipos de vermes prejudiciais à saúde humana: Angiostrongylus costaricensis: Causador da doença angiostrongelíase abdominal que se apresenta com dores abdominais, febre prolongada, falta de apetite e vômitos. Esta doença provoca perfuração intestinal, hemorragia abdominal e infecções que podem levar à morte. Angiostrongylus cantonesis: Causador da doença angiostrongilíase meningoencefálica que é um tipo de meningite que se apresenta com fortes e constantes dores de cabeça e rigidez na nuca. Esta doença provoca cegueira, paralisia, distúrbios no sistema nervoso e inflamação das meninges, e que também pode provocar a morte. Como este caramujo é bastante encontrado no país e bastante comum, deve-se manter alguns cuidados, pois não deve ser tocado, principalmente por crianças, pois se levarem o local tocado pelo molusco até a boca essa pode contrair estes vermes transmissores das doenças.
Como recolher o molusco?
* A orientação é para que os próprios moradores façam o recolhimento dos moluscos e, munidos de luvas descartáveis para não ter contato com o caramujo, os coloquem em recipiente com tampa.
Para exterminar este caramujo, é necessário queimá-lo completamente, pois, caso contrário, os vermes continuam no local.

* Manuseie e colete o caramujo com a proteção de luvas ou sacos plásticos (verifique se o saco e as luvas não estão furados).
* Não coma, não beba, não fume e não leve a mão à boca, durante o manuseio do caramujo.
Caso queira comer, beber ou fumar tire as luvas e lave as mãos após ter tido contato com o caramujo.
* Coloque os caramujos africanos em sacos plásticos.
* Para exterminar os caramujos, matenha-os dentro de dois sacos plásticos e pise em cima com calçado adequado (tênis ou botas) para quebrar as conchas.
* Após esses procedimentos enterre-os em valas de 80 cm, jogando cal virgem em cima dos caramujos mortos nos sacos (cuidado, pois a cal virgem é cáustica e queima, causando danos à pele).
Depois cubra a vala com terra.
Atenção: essas valas devem estar distantes de poços ou cisternas.
Caso tenha dúvidas sobre o melhor local para cavar a vala, consulte os órgãos de saúde ou de meio ambiente de seu município.
* Lave as mãos após esses procedimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário